terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Papiro John Rylands, contendo o mais antigo texto do Novo Testamento (125 A.D.);


Papirologia

A influência da papirologia encontrada por arqueólogos e outros acadêmicos sobre os estudos do velho Testamento e o Novo Testamento foi fenomenal. A maioria dos papiros encontrados datam dos primeiros 300 anos da era cristã. Sendo assim, é possível estabelecer um estudo da gramática deste período, e assim, com bases nos argumentos da gramática histórica, datam-se a composição dos livros do N.T. no primeiro século da nossa era.[3] O Papiro P52, fragmento do Evangelho Segundo João, encontrado no Egito em 1920 por C.H.Roberts pode ser paleograficamente datado de aproximadamente do ano 125d.c. Percorrido um certo tempo para o livro entrar em circulação, deve-se atribuir ao quarto Evangelho uma data próxima do fim do primeiro século - isto também está em conformidade com a tradição cristã conservadora.

Papyrus P52 da biblioteca de Rylands, também conhecido como o fragmento de João, é um fragmento do papiro exposto na biblioteca de John Rylands, ManchesterReino Unido. Contêm partes do Evangelho de João 18:31 - 33, no grego, e no verso contêm linhas dos versos 37-38.
Embora Rylands P52 seja aceito geralmente como registro canônico, a datação do papiro é de nenhuma maneira assunto de consenso entre críticos. Mas o estilo da escrita, leva a uma data entre o anos 125 e 160 a.C..

Conteúdo do Papyrus 52



O fragmento encontrado corresponde à duas partes do versiculo 31 do Evangelho Segundo João.


Evangelho Segundo João 18:31–33

Disse, então, Pilatos: Tomai-o e julgai-o vós mesmos segundo a vossa lei. Responderam-lhe os judeus: Não nos é permitido matar ninguém. Assim se cumpria a palavra com a qual Jesus indicou de que gênero de morte havia de morrer. Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus?


Evangelho Segundo João 18:37–38

Perguntou-lhe então Pilatos: És, portanto, rei? Respondeu Jesus: Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade?... Falando isso, saiu de novo, foi ter com os judeus e disse-lhes: Não acho nele crime algum.

[

João 21:25 - "Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém."


Nenhum comentário:

Postar um comentário