terça-feira, 29 de novembro de 2011

Arqueólogos acham moedas romanas no Muro das Lamentações




Essas moedas, datadas do ano 15 da era cristã foram encontradas em um "Mikvé" (banho de rituais judeu) com instalações situadas perto do Muro, informaram nesta quarta-feira arqueólogos israelenses.
Até agora, especialistas estimavam que Herodes teria supervisionado a construção do Templo e suas muralhas antes de sua morte, no ano 4 a.C.
"Achávamos que teriam sido construídas por Herodes, mas com a descoberta dessas peças, cunhadas 20 anos após sua morte, compreendemos que ele não poderia ser o construtor", declarou Eli Shakoun, arqueólogo do Departamento israelense de Antiguidades, que conduziu as escavações junto com o professor Ronny Reich, da Universidade de Haifa.
"A descoberta revela que a edificação teria durado, pelo menos, 40 anos, o seja, bem mais do que pensávamos", afirmou Reich à imprensa.
"Herodes a iniciou no 18º ano de seu reinado, isto é, mais ou menos no ano 22 a.C. e encontramos no local, aos pés do muro, moedas remontando ao ano 15 d.C., ou seja, pelo menos 40 anos mais tarde", precisou.
O "Mikvé" e essas peças foram encontrados há dois meses, durante escavações junto a um esgoto de 2.000 anos de antiguidade de 600 metros, sob a Cidade Velha e que seguia até o bairro árabe vizinho de Silwan.
Esses trabalhos dos arqueólogos foram motivo de uma polêmica, devido à proximidade da Esplanada das Mesquitas, terceiro lugar santo do Islã, também chamado Haram al-Sharif e Nobre Santuário, pelos muçulmanos.
O "Mikvé" foi descoberto a algumas dezenas de metros do Muro das Lamentações, último vestígio do Segundo Templo, destruído pelos romanos no ano 70 d.C., e considerado o lugar santo mais sagrado do judaísmo.





Segue abaixo um Pequeno estudo Sobre o Muro das Lamentações:


                                                            ( muro das Lamentações)

Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, (Qotel HaMa'aravi הכותל המערבי em hebraico), é o local mais sagrado do judaísmo.
Trata-se do único vestígio do antigo templo de Herodes, erigido por Herodes o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial. Foi destruído por Tito no ano de 70. Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito. Antes da sua reabilitação por Israel, após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, o local servia de depósito para incineração de lixo.
Os restos que hoje existem datam da época de Herodes o Grande, que mandou construir grandes muros de contenção em redor do Monte Moriá, ampliando a pequena esplanada sobre a qual foram edificados o Primeiro e o Segundo Templo de Jerusalém, formando o que hoje se designa como a Esplanada das Mesquitas.

História

O Primeiro Templo, ou Templo de Salomão, foi construído no século X a.C., e derrubado pelos babilónios em 586 a.C.. O Segundo Templo, entretanto, foi construído por Esdras e Neemias na época do Exílio da Babilónia, e voltou a ser destruído pelosromanos no ano 70 da nossa era, durante a Grande Revolta Judaica. Deste modo, cada templo esteve erguido durante 400 anos.
Quando as legiões do imperador Tito destruíram o templo, só uma parte do muro exterior ficou em pé. Tito deixou este muro para que os judeus tivessem a amarga lembrança de que Roma vencera a Judeia (daí o nome de Muro das Lamentações). Os judeus, porém, atribuíram-no a uma promessa feita por Deus, segundo a qual sempre ficaria de pé ao menos uma parte do sagrado templo como símbolo da sua aliança perpétua com o povo judeu. Os judeus têm pregado frente a este muro durante os derradeiros dois milénios, crendo que este é o lugar acessível mais sagrado da Terra, já que não podem aceder ao interior da Esplanada das Mesquitas, que seria ainda mais sagrado.

Celebração de um B'nai Mitzvá na esplanada frente ao Muro das Lamentações.
A tradição de introduzir um pequeno papel com pedidos entre as fendas do muro tem vários séculos de antiguidade. Entre as petições dos judeus estão ferventes súplicas a Deus para que regresse à terra deIsrael, o retorno de todos os exilados judeus, a reconstrução do templo (o terceiro), e a chegada da era messiânica com a chegada do Messias judeu.
O Muro das Lamentações é sagrado para os judeus devido a ser o último pedaço do muro que rodeava o Templo pelos lados sul e leste. Alem disso, o Muro é o lugar mais próximo do sancta sanctorum ou lugar "sagrado entre os sagrados" (1 Reis 8:6-8). Das três secções do muro, a do leste, do sul e do oeste, a do oeste é o lugar tradicional de oração (daí o seu nome em hebraico, Hakótel Hama'araví, "o Muro Ocidental").
Na Esplanada das Mesquitas, rodeada pelo Muro, os muçulmanos construíram ao longo dos séculos a Cúpula da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário