domingo, 12 de dezembro de 2010

cientistas acreditam que a 1° mulher viveu a 6000 anos.

Como é herdado o DNA-mitocondrial?
Um estudo publicado no site “O DNA vai à escola” sobre “O DNA mitocondrial de Eva”diz que os genes de uma criança são aproximadamente igualmente herdados do pai e da mãe. De singular na teoria da Eva Mitocondrial é a descoberta de que o DNAmt é herdado apenas da mãe, não havendo nenhuma contribuição do pai na época da fertilização. A mitocôndria  não é herdada do pai, pois quando o espermatozóide penetra o óvulo, não há entrada de mitocôndria. Apenas o DNA da cabeça do espermatozóide contribui para a formação do zigoto. A única fonte de DNAmt do zigoto é materna. A mãe passa o seu componente de DNA mitocondrial para suas filhas e filhos. Os filhos (homem) não podem passar informações genéticas para seus descendentes; a informação pode ser passada apenas pelas mulheres.
Mitocôndria
Sabemos que o DNA é passado de mãe para filho em cada geração e isso nos oferece uma grande fonte de informações intrigantes sobre o passado da humanidade. Os geneticistas estão usando essa informação em uma tentativa de determinar exatamente quando a “mãe” de todos os seres humanos viveu.
Estudos envolvendo o DNA mitocondrial (DNAmt), levantaram uma série de perguntas.
1 – É possível reconstruir uma seqüência de DNAmt da primeira mãe ?
2 – E em caso afirmativo, como se compara o DNAmt aos bilhões de descendentes (homem moderno)?
3 – Além disso, há informações suficientes no DNAmt de hoje para deduzir quando a primeira mulher “mãe figurativa” – chamada “Eva mitocondrial” – viveu?
Quando começaram as investigações sobre estas questões décadas atrás, era grande o otomismo sobre as possibilidades de identificar uma data em que a mãe de todos os seres humanos viveu. Mas os estudos já mostraram que os dados não são suficientes para dar uma resposta. Certo número de pressupostos de partida é necessário, e quando as suposições dos pesquisadores são aplicadas de modos diferentes, os dados podem conter variações de idade para Eva Mitocondrial.
Quando foi que a Eva mitocondrial viveu?
Para responder a esta, é preciso saber com que freqüência ocorre mutações no DNA mitocondrial. As primeiras estimativas baseavam-se no seguinte raciocínio:
“Os seres humanos e chimpanzés tiveram um ancestral comum cerca de 5 milhões de anos atrás. Porque o DNAmt em seres humanos e chimpanzés diferem em 1000 lugares, uma mutação ocorre aproximadamente a cada 10 mil anos. Outra abordagem errada começou por assumir que a Austrália foi o primeiro povoado à 40.000 anos atrás. O número médio de mutações mitocondriais entre os aborígenes australianos divididos por 40.000 anos deu outra taxa de mutação extremamente lenta para o DNAmt. Essas taxas estimadas, com base na evolução, levou à crença equivocada de que Eva mitocondrial viveu 100.000-200.000 anos atrás “(Nature 431, 562-566 (30 September 2004) | doi:10.1038/nature02842 ). Isto surpreendeu os evolucionistas que acreditam que nosso ancestral comum foi uma criatura simiesca que viveu 31 / 2 milhões de anos atrás.
A maior surpresa, até mesmo a descrença, ocorreu em 1997,  quando foi anunciado na “Trends in Ecology & Evolution” que as mutações no DNAmt ocorrem 20 vezes mais rápido do que tinha sido estimado. Sem assumir que os seres humanos e chimpanzés tiveram um ancestral comum à 5 milhões de anos atrás ou que a Austrália era habitada há 40.000 anos, as taxas de mutação pode agora ser determinada diretamente através da comparação do DNA mitocondrial de muitas mães e filhos. Usando a mais nova taxa de precisão, Eva mitocondrial viveu apenas cerca de 6.000 anos atrás (Science)
Baseando-se no ADN de um antigo czar russo, os investigadores descobriram que talvez o ADN mitocondrial esteja a sofrer mutações 20 vezes mais rápido do que se pensava.
Os autores também fazem referência a um outro estudo (Nature Genetics) onde os investigadores sequenciaram 610 pares de base do ADN mitocondrial de 357 indivíduos de 134 famílias diferentes e repararam que as mutações ocorrem com muito mais frequência do eles pensavam. Estudos evolutivos anteriores fizeram os investigadores pensar que iriam encontrar uma mutação a cada 600 gerações (uma a cada 12.000 anos). No entanto, ficaram “estonteados” por encontrarem alterações em 10 pares de base, o que dá uma mutação a cada 40 gerações (uma a cada 800 anos).
Mais para a frente, o artigo apresenta a controvérsia:
“researchers have calculated that “mitochondrial Eve”–the woman whose mtDNA was ancestral to that in all living people–lived 100,000 to 200,000 years ago in Africa. Using the new clock, she would be a mere 6000 years old.” (Os investigadores calcularam que a “Eva mitocondrial” – a mulher cujo mtADN foi ancestral de todos os seres humanos – viveu entre 100.000 a 200.000 anos atrás em África.Utilizando o novo relógio, ela teria uns meros 6000 anos)“Grifo Nosso”
Matéria completa em PDF: Science “Calibrating the Mitochondrial Clock” 2 January 1998: Vol. 279. no. 5347, pp. 28 – 29 DOI: 10.1126/science.279.5347.28
Resumindo:

Durante anos vários cientistas vêm tentando calcular a idade da “Eva mitocondrial”, o que eles não esperavam era chegar a idade de 6.000 anos para a mãe de todos os seres humanos. O que não foi nenhuma surpresa para os criacionistas bíblicos.
A Bíblia nos diz E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”  (Gênesis 1 : 27) Diz também que Adão chamou “…o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.”  (Gênesis 3 : 20)
Jesus também confirma que Adão e Eva foram criados por DEUS, bem como os primeiros seres humanos da terra “Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,” (Mateus 19:4)
Paulo em I Timóteo 2:13-14 afirma que “primeiro foi formado Adão, depois Eva”.
O Gênesis contradiz a “evolução das espécies”, contradiz a “macro-evolução”.
Gênesis fala sobre a criação do homem e dos animais através do pó da terra(Gênesis 2:7 e 19). Não de evolução, processo lento e gradual ao longo de milhões de anos.
Eva e Adão; não se desenvolveu separadamente. Adão era um ser humano inteligente que podia falar uma língua, estudar e nomear os animais, e engajar-se na vida – tendo uma atividade. Ele não era um semi-macaco ignorante.
E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;”  (Atos 17 : 26)
“Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro.” (Isaías 45 : 18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário