quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O tanque de Gibeão

O tanque de Gibeão (mencionado em 2 Samuel 2:13 e Jeremias 41:12), descoberto em 1833, por Edward Robinson;

(EM BUSCA DE FONTES PARA POSTAGEM)

Gideão (גִּדְעוֹן, hebraicoGidʻon), também conhecido por Jerub-Baal, é um juiz que aparece no livro da BíbliaJuízes (cap. VI a VIII). Ele também é mencionado nas Epístola aos Hebreus como um exemplo de homem de fé. Ele é filho de Joásabiezrita da tribo de Manassés. O nome Gideão significa "destruidor", "guerreiro poderoso" ou "lenhador". Ele foi o quinto juiz de Israel, segundo a Bíblia.

[editar]Juiz

Gideão foi o juiz que libertou os filhos de Israel dos midianitas.Os midianitas eram povos nômades árabes dos desertos da Síria e da Arábia.Esse povo oprimia israel roubando suas colheitas e também seus animais .Eles tinham invadido a parte central da Palestina.Em um de seus ataques eles mataram os irmãos de Gideão, em Tabor. Foi então que Gideão recebeu uma experiência com Deus,onde o Anjo do Senhor o chamou, para fazer dele o libertador de Israel.
Deus ordenou-lhe que derrubasse o altar de Baal e erguesse ali um altar dedicado a Deus.Gideão reuniu uma pequena força com apenas 300 homens e surpreendeu os midianitas sob a escuridão da noite, levando-os em direção ao rio Jordão, capturando e matando dois dos príncipes midianitas,Orebe e Zeebe.Continuando a perseguição até as margens do rio Jordão, alcançou os reis midianitas Zeba e Salmuna e os executou.
Considerado um herói militar, Israel quis fazer dele um rei mas, surpreendentemente,Gideão recusou tal oferta.A única coisa que quis foi os brincos de ouro que havia tomado como parte dos despojos de guerra.Isso lhe foi dado e ele fez com esse material uma estola sacerdotal para honrar a Yahweh.A estola era um tipo de veste sacerdotal (Juízes 8:27).O serviço prestado por Gideão foi um fato muito importante na história de Israel,antes da monarquia.Gideao foi um exemplo de servo humilde e fiel a Deus.
Ainda afirma a Bíblia, em Juízes 8, versus 30 a 32,que Gideão teve 70 filhos legítimos,pois tinha várias esposas,e também que sua concubina lhe deu um filho chamado Abimeleque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário