domingo, 25 de dezembro de 2011

Carimbo de rituais religiosos de 2 mil anos é encontrado.


 Arqueólogos israelenses anunciaram no último domingo a descoberta de um carimbo de barro de 2 mil anos de idade, perto do Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental de Jerusalém. A pequena peça é uma confirmação de rituais religiosos no templo bíblico judaico descritos em textos antigos.
O objeto contém as palavras em aramaico “puro por Deus”, sugerindo que fora usado para certificar comida e animais usados em cerimônias de sacrifícios.


O Muro Ocidental é parte de um complexo reverenciado por judeus como o Monte do Templo, e por Islâmicos como Santuário Nobre. Ficam no local a mesquita islâmica Al-Awsa e o Domo de Rocha
- Parece que o objeto era usado para marcar produtos ou objetos que eram trazidos para o Templo, e era imperativo que eles fossem puros – afirmou a autoridade de antiguidades de Israel, em nota.
Os pesquisadores acreditam que é a primeira vez em que o carimbo foi escavado.
oferecendo uma prova arqueológica direta de rituais que eram realizados no templo e que eram descritas em textos antigos.


Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, (Qotel HaMa'aravi הכותל המערבי em hebraico), é o local mais sagrado do judaísmo.
Trata-se do único vestígio do antigo templo de Herodes, erigido por Herodes o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial. Foi destruído por Tito no ano de 70. Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito. Antes da sua reabilitação por Israel, após aGuerra dos Seis Dias, em 1967, o local servia de depósito para incineração de lixo.
Os restos que hoje existem datam da época de Herodes o Grande, que mandou construir grandes muros de contenção em redor do Monte Moriá, ampliando a pequena esplanada sobre a qual foram edificados o Primeiro e o Segundo Templo de Jerusalém, formando o que hoje se designa como a Esplanada das Mesquitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário